Existem dois tipos de diabetes, o diabetes mellitus tipo 1, caracterizado pela dependência da insulina que deve ser injetado e o diabetes mellitus tipo 2, que surge como consequência de uma produção insuficiente de insulina ou resistência do organismo à sua ação.
O diabetes tipo 1 é diagnosticado em geral durante a infância enquanto o diabetes tipo 2 se desenvolve ao londo da vida madura, e está geralmente associada à obesidade, sedentarismo, dislipidemia e hipertensão arterial. O tratamento desta doença envolve educação alimentar, exercício físico regular, algumas vezes medicamentos e o autocontrole dos valores de açúcar no sangue.
Hiportirioidismo:
O hipotireoidismo é caracterizado pela baixa atividade da tiróide, que produz menos hormônios do que o que é necessário para o funcionamento ideal de todas as funções orgânicas.
Uma das causas mais comuns para o desenvolvimento desta doença é o tratamento do hipertireoidismo, assim com a carencia de iodo na dieta, condição conhecida como bócio, que provoca aumento de tamanho da tireóide e redução de sua atividade.
Outras causa mais raras de hipotireoidismo incluem alguns distúrbios genéticos ou disfunção do hipotálamo ou da hipófise, que não conseguem secretar uma quantidade suficiente do hormônio necessário para estimular a função tireoidiana.
Quando não tratado, o hipotireoidismo poderá levar à anemia e insuficiência cardíaca, evoluindo para uma condição patológica mais complicada chamada mixedema.